Encontros Locco/Roda de Conversa - Maio de 2019

ENCONTROS LOCCO MAIO/ RODA DE CONVERSA
Título: Caminhos da (s) Espiritualidade (s)
Local: Auditório das Prós-Reitorias/PROGRAD
Dia: 21 de maio – terça-feira
Horário: 19:30 horas AS 21:00 horas
Promoção: Coletivo de estudantes do bacharelado em Arqueologia-História e o LOCCO – (Lume Observatório das Coisas Contemporâneas).

VAGAS LIMITADAS EM ATÉ 40 PESSOAS
INSCRIÇÕES JÁ ABERTAS ATRAVÉS DO SINSC-FURG

RESUMO: Desde sempre que temos nossa existência enquanto humanos fizemos todas as perguntas possíveis ao chamado mundo exterior. Da mesma maneira sempre nos indagamos ao imenso mundo interior – seja de modo individual e ou coletivo. Este mundo interior, para encontrarmos uma palavra comum: a espiritualidade. Por quais veredas nos dirigimos a esta espiritualidade. Politeísmo, monoteísmo, islamismo, cristianismo, judaísmo, budismo, xintoísmo, hinduísmo, umbanda, candomblé, xamanismo, rosa cruz, gnosticismo, satanismo, reiki, yoga, espiritismo, kardecismo, luteranismo, anglicanismo, evangélicos, etc. – inúmeros e tão variados Caminhos da(s) Espiritualidade(s). É para conversarmos sobre os rumos destes caminhos e outros mais que fazemos este convite.
    Neste sentido, um Coletivo de Estudantes do bacharelado em Arqueologia e História da FURG e o LOCCO vem convidar a todxs interessadxs nesta temática para uma Roda de Conversas ampla, geral e irrestrita. Salientamos, apenas, o número de vagas limitadas para este evento.

O projeto de ensino “Encontros Locco” se define como abertura para um espaço de observação, análise, crítica e ação sobre temas pertinentes e estratégicos, no tempo e no espaço. Os encontros, que variam em metodologias de desenvolvimento - seminários, cine-debates, conferências, etc. – têm por objetivo propiciar oportunidades de ensino e aprendizagem sobre do eixo geral da proposta, as materialidades contemporâneas por meio de uma abordagem arqueológica. O Lume - Observatório das Coisas Contemporâneas, cuja sigla é LOCCO, estrutura-se como um espaço de pesquisa-ensino-extensão que tem como propósito observar o estado da arte e fomentar estudos ligados às materialidades contemporâneas. As problemáticas que envolvem as materialidades contemporâneas convergem com os desafios de estudarmos, desde uma perspectiva arqueológica, as sociedades contemporâneas e suas tensões, considerando, inclusive, simetricamente humanos e não humanos, natureza e cultura; bem como superar os limites e/ou recortes cronológicos. O que, por fim, também levará o Observatório a fomentar o debate epistemológico da própria Arqueologia.
Desta forma, o projeto de ensino Encontros LOCCO se define como de abertura para um espaço de observação, análise, crítica e ação sobre temas pertinentes e estratégicos, no tempo e no espaço. Através dos encontros, que variam em metodologias de desenvolvimento - seminários, cine-debates, conferências, rodas de conversa, etc - objetiva-se propiciar oportunidades de ensino/aprendizagem sobre do eixo geral da proposta, as materialidades contemporâneas desde uma abordagem arqueológica.

logo_capes logo_fapergs logo_cnpq logo_iphan MEC Furg