Normas para Eleição da Coordenação do Curso de Biblioteconomia

Normas Processo Eleitoral PPGH

A chapa única "Diversidade, Ação e Consolidação" obteve 83,44% dos votos válidos distribuidos da seguinte forma:

  Votos na Chapa  Votos em Branco 
Discente  78 13 
Docente  39 11 
TAE   9 1

 

 


Docentes aptos a votar

Técnicos aptos a votar

Alunos aptos a votar

 

 


 

Em virtude da paralisação nacional dia 22/09/2016, a apresentação das propostas pela Chapa Diversidade, Ação e Consolidação foi transferida para o dia 26/09/2016 às 14:30hs no pavilhão 4, sala 4110 - Campus Carreiros.

 

 


A Chapa Diversidade, Ação e Consolidação, convida a todos (Docentes, Estudantes e Técnicos Administrativos) do ICHI para apresentação das propostas para o mandato 2017/2020.

Campus Carreiros: 22/09/2016 às 14:30hs (A confirmação da sala será feita no dia 21/09 pela manhã).

Campus Santa Vitória do Palmar: 29/09/2016.

 

 


Área da Arqueologia e Antropologia do ICHI, divulga palestra, intitulada 'Reflexões acerca das "descobertas" e "sobrevivências" da docência universitária iniciante', ministrada por Fernanda Fátima Cofferri, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do IE-FURG. Em sua apresentação, a professora abordará a interpretação e compreensão das diferentes faces do exercício docente e as diversas estratégias envolvidas na convivência com as diferentes tensões resultantes da profissão, impactando as relações entre docentes e discentes. A palestra será realizada no dia 16/09/2016, 16:30, sala 4110 e gostaríamos de convidar toda a comunidade acadêmica interessada no tema. Segue, abaixo, cartaz de divulgação. 

Cartaz

 

 


A Unidade Acadêmica ICHI da Universidade Federal do Rio Grande - FURG divulgam as regras e cronograma para escolha dos nomes que serão indicados em lista tríplice para a respectiva direção e vice direção. Poderão participar da consulta todos os estudantes regularmente matriculados nos referidos cursos e programas e os técnicos e docentes lotados no Instituto. A consulta será através de voto unitário universal, isto é, todos os votos terão o mesmo peso, independente do segmento do eleitor, seja estudante, técnico ou docente. É esperado que essa decisão possa estimular a participação da comunidade do Instituto no processo de escolha dos seus dirigentes. A Comissão Eleitoral é formada pelos professores Mateus de Moura Rodrigues, Cristiano Ruiz Engelke, pela secretária Sibelle Cardia Nunes Cruz e pelo aluno do curso de Arquivologia Marcelo dos Santos Azevedo. A consulta deverá constituir-se em um importante momento de integração, debate de idéias e comprometimento da comunidade do Instituto com os destinos da unidade na FURG.

Normas

Cronograma

Homologação

 

 


Título: “Bens Culturais e Educação Patrimonial no Município do Rio Grande/RS: subsídios ao ensino da História local”
Autor: Camila Rola Alves
Orientador: Carmem G. Burgert Schiavon
Banca: Leandro Henrique Magalhães (UniFil), Vivian da Silva Paulitsch (FURG) e Luiz Henrique Torres (FURG)
Local: Sala 15, SEaD
Data: 15/08/2016
Horário: 14h

Título do trabalho: “Uma pitada de memória, duas colheres de História: um estudo da relação entre memória e História no livro”
Autor: Bruna Garcia
Orientador: Jussemar Weiss Gonçalves
Banca: Luciana F. Boeira (S. M. E. Porto Alegre/RS) e Adriana Kivanski de Senna (FURG)
Local: Sala 2117, Pavilhão 2
Data: 25/08/2016
Horário: 14h

Título do trabalho: “Novos Olhares: Ensino de História na Perspectiva de Professores Iniciantes na Carreira na Cidade de Rio Grande”
Autor: Caroline de Mattos de Moraes
Orientador: Jussemar Weiss Gonçalves
Banca: Luciana F. Boeira (S. M. E. Porto Alegre/RS) e Derocina Sosa (FURG)
Local: Sala 2117, Pavilhão 2
Data: 25/08/2016
Horário: 16h

 

 


Nos dias 15,16,17 e 18 de agosto de 2016 ocorrerá, o II SEMINÁRIO CULTURA E IDENTIDADES DO RIO GRANDE III COLÓQUIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS III SEMINÁRIO INTERNACIONAL PARA PENSAR A PESQUISA HISTÓRICA: HISTÓRIA E LITERATURA 


PROGRAMAÇÃO 
Dia 15/08
- 11h – 13h 45min: INSCRIÇÕES – Biblioteca Rio-Grandense
- 14h: ABERTURA – Auditório da Câmara do Comércio
- 14h 15min: PALESTRA – Histórias em polêmica: a relação entre brasileiros e portugueses no século XIX –
Profa. Dra. Maria Eunice Moreira (PUCRS) – Auditório da Câmara do Comércio
- 16h: PALESTRA – O pensamento historiográfico e a literatura: o caso Plínio Salgado através de Lucien
Goldmann – Prof. Dr. Leandro Pereira Gonçalves (PUCRS) – Auditório da Câmara do Comércio
- 17h 30min: PRÉ-LANÇAMENTO – Coleção Documentos. LANÇAMENTO – edições da Biblioteca Rio-Grandense – A Guerra do Paraguai e a imprensa rio-grandense-do-sul: ensaios históricos; Crônicas temporais: passado, presente e futuro nas crônicas de Ângelo Dourado no jornal Echo do Sul; De crayon à mão: a arte caricatural de Thadio Alves de Amorim – autores – Profs. Drs. Francisco das Neves Alves e Luiz Henrique Torres e Doutorando Marcelo França de Oliveira (FURG) – Auditório da Câmara do Comércio

Dia 16/08

- 9h: EXPOSIÇÃO Thadio Alves de Amorim: o maior caricaturista rio-grandino do século XIX – Biblioteca
Rio-Grandense

- 14h: TELECONFERÊNCIA – O Regicídio de Lisboa na imprensa rio-grandina (fevereiro de 1908) – Prof. Dr. Reto Monico (Universidade de Genebra) – Auditório da Câmara do Comércio 15 DE AGOSTO
- 16h: TELECONFERÊNCIA – Para além do simbólico: encontros entre Literatura e História – Profa. Dra. Isabel Lousada (Universidade Nova de Lisboa) – Auditório da Câmara do Comércio

Dia 17/08
- 8h: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
- 10h: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES
- 14h: MESA-REDONDA – História e Literatura: interfaces – Profs. Drs. Luiz Henrique Torres, Mauro Nicola Póvoas e Rodrigo Santos de Oliveira (FURG)
- 16h: MESA-REDONDA – As primeiras teses em Letras da FURG – Profs. Drs. Bruno Marques Duarte, Juliana Votto Cruz e Rodrigo da Rosa Pereira (FURG)

Dia 18/08
- 9h: EXPOSIÇÃO Thadio Alves de Amorim: o maior caricaturista rio-grandino do século XIX
- 15h: PALESTRA – Cesário Verde: pomo da discórdia entre os novos (1890-1893) – Prof. Dr. Alvaro Santos Simões Junior (UNESP/Assis)
- 16h 30min: Divulgação dos vencedores do I Prêmio Apolinário Porto Alegre de Literatura, promoção da
SECULT/PMRG e do PPGL/FURG
- 17h 30min: APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO – Livro A convicção através da pena: a obra jornalística e literária do escritor Mario de Artagão no âmbito brasileiro lusitano– Prof. Dr. Francisco das Neves Alves (FURG)-
18h 30min: SARAU CULTURAL – Academia Rio-Grandina de Letras e Coral Municipal Cidade do Rio Grande 
- 19h 30min: ENCERRAMENTO

 

 


Evento (conferência da Dra. Fernanda Bordin Tocchetto, Museu Joaquim José Felizardo/Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre) organizado pelo LOCCO - Lume Observatório das Coisas Contemporâneas - ICHI-FURG.

Cartaz

 

 


Evento organizado pelo LiberStudium(ICHI/FURG), composto por exposições, intervenções artísticas, lançamento de livro e mesa-redonda) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura-Prefeitura da Cidade do Rio Grande e o IAB-RS - Instituto de Arquitetos do Brasil, no Partage Shopping em diversas datas no mês de agosto e setembro.

 Cartaz

 

 


O evento organizado pelo NECO, nos dias 10 e 11 de agosto, chamado "Encontro Internacional de Antropologia Marítimo-Costeira e Educação Ambiental" contará com professores e pesquisadores da FURG, Universidad de Chile, UDELAR (Uruguay), CEAVI (Chile) e UNSAM (Argentina).

 


As inscrições para os Cursos de férias do LTI foram PRORROGADAS!
O Laboratório de Tecnologia da Informação ofertará diversos cursos de 04 a 22 de julho. A programação dos cursos pode ser acessada no site indicado na notícia.
O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 30/06

Maiores informações em: http://www.lti.ichi.furg.br/

 

 


Mesa redonda SEMEANDO A INCLUSÃO

07/junho, terça
13h40-16h
sala 4102
FURG, campus Carreiros

com

Carla Imaraya Meyer de Felippe
Professora da FURG, psicóloga, especialista em Psicomotricidade,
mestre em Saúde e Comportamento pela UCPel, coordenadora dos programas
"Brinquedoteca" e "Laboratório Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas" e
do Curso de Formação Continuada para Salas de Recursos Multifuncionais

José Francisco Protas Tavares
Graduando em História Licenciatura - FURG

Marisol Maiche
Graduanda em Psicologia - FURG