Janela Literária: A Biblioteca no Contexto Carcerário é um projeto de extensão do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), formulado na dimensão da interdisciplinaridade entre as áreas da Sociologia e da Biblioteconomia. Coerente com a política de inclusão social da FURG, o projeto visa implantar uma biblioteca na Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG), que servirá de suporte para o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovida pela direção da Penitenciária, tendo também como foco o atendimento à massa carcerária no sentido da promoção e disseminação da leitura. Dessa forma, o Projeto atende tanto a Lei 12.433 de 2011 que dispõe sobre o direito do apenado em obter a remição da pena por meio do estudo, quanto a diretriz de nossa Universidade que orienta nossa prática para a interação entre universidade e sociedade, objetivando participar e contribuir com o desenvolvimento das populações locais.

O Projeto pretende, ainda, colaborar para o processo educativo mais amplo do usuário-apenado, tanto no resgate reflexivo de suas experiências pessoais, quanto na possibilidade de aquisição de novos conhecimentos que estimulem sua formação e ampliem suas chances de reinserção na sociedade extramuros. Consiste também em apresentar ao preso o livro e tudo que a leitura possa fazer por ele, no sentido da redução da ociosidade e da ocupação proveitosa do tempo, incentivando a que se capacite a sistematizar e dar sentido às próprias experiências.

O diálogo proveitoso através do esforço interdisciplinar entre a sociologia e a biblioteconomia tem possibilitado às acadêmicas observar o apenado enquanto usuário da biblioteca, em sua fragilidade material e emocional próprias às vivências no cárcere. Essa realidade enseja, por sua vez, um caráter específico ao papel do bibliotecário, tal como o de mediador da informação, pois, para além das tarefas técnicas, o aluno estabelece vínculos entre os usuários-apenados e o mundo das idéias e contribui com a capacitação pessoal e profissional dos mesmos.

O Projeto foi elaborado pelas Acadêmicas Cátia Lindemann (autora) e Madalena Monte (co-autora), sob orientação e coordenação das professoras Drª Leni Beatriz Correia Colares e Drª Renata Braz Gonçalves e conta com a colaboração da Bibliotecária Dóris Vargas. Participam também como voluntárias as Acadêmicas da Biblioteconomia Andréia Gimenez e Elisabeth Pacheco.

Para a consecução do Projeto tem concorrido a importante parceria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), através da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, bem como, as doações de materiais e livros que têm sido feitas pela própria Universidade, através do sistema de Bibliotecas (SIB). Contamos ainda com o apoio da PROINFRA e Acadêmicos do Curso de Biblioteconomia.