o LOCCO - Lume Observatório das Coisas Contemporâneas convida a todes para assistirem e participarem do seguinte evento:

- palestra sobre Arqueologia da ditadura: relatos de experiência

- palestrante:  Jocyane Ricelly Baretta - arqueóloga e doutoranda em Antropologia Social (UFPEL)

- dia: 21 de junho de 2017

- quarta-feira
- sala 4115 - Prédio 04
- das 14:00 as 16:00 horas

Tratar-se-á do seguinte:
Promover o debate desde os estudos da Arqueologia do Passado Contemporâneo sobre ditadura militar e repressão no Brasil, a partir do relato de experiências de pesquisa. O objetivo geral é ampliar e qualificar os horizontes profissionais de pesquisa para os futuros arqueólogos e arqueólogas e demais interessadxs, com destaque para as responsabilidades políticas ligadas à justiça e aos direitos humanos que o tema do evento colocará em pauta.
A proposta do evento encontra justificativa na crescente busca dos alunos e alunas do Bacharelado em Arqueologia por temas que envolvem a Arqueologia do Passado Contemporâneo, a Arqueologia do
Passado Recente e a Arqueologia do Contemporâneo. O tema da conferencia, nos marcos de uma Arqueologia do Passado Contemporâneo, é de extrema relevância política e social, em especial no fomento ao debate dos papéis sociais e políticos da Arqueologia e do fazer arqueológico no tempo presente. Neste sentido, conhecer um experiência de pesquisa arqueológica coloca em debate temas ainda pulsantes nas memórias e nas histórias brasileiras, como ditadura militar e repressão. Temas com fortes e necessárias pautas para compreensão e debate político do Brasil contemporâneo.

Assim, sintam-se todxs convidados e contamos com vossas participações.

O LOCCO faz um pedido - dentro do possível de cada colega: no dia palestra, que é uma quarta-feira, para quem tiver aula, que sejam dispensadxs xs alunxs visando a participação na palestra.

Desde já somos agradecidos a todxs!
Abraços cordias