Seleção de bolsista

Projeto de Pesquisa

 

Literatura religiosa portuguesa na Vila do Rio Grande: discursos morais-católicos para eclesiásticos e leigos, civis e militares, no século XVIII

Este projeto almeja analisar dois livros religiosos do século XVIII que se encontram no Arquivo da Bibliotheca Rio-Grandense, em Rio Grande/RS. A análise destas obras visa a contribuir tanto com a historiografia dedicada às práticas de escrita e leitura de manuais devocionais no contexto luso-brasileiro colonial, quanto com a historiografia local dedicada ao estudo dos aspectos sociais e culturais da cidade do Rio Grande. Pautando-se no campo teórico-metodológico da religiosidade e das práticas de leitura, destacam-se os principais objetivos: análise das relações que os autores procuravam estabelecer com seus leitores, análise dos discursos religiosos que previam a salvação das almas e compreensão das práticas rituais e devocionais dos rio-grandinos no setecentos.

Requisitos para o bolsista:

- Estar matriculado no Curso de Licenciatura ou Bacharelado em História

- Possuir disponibilidade de horário: 12 horas semanais

- Possuir Currículo na Plataforma Lattes

Bolsa: R$ 400,00

 

Professor responsável: Mauro Dillmann

Enviar e-mail e currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ENTREVISTA: Dia 18 de maio, 14h às 17h. LOCAL: CDH (Prédio novo ICHI)

Resultado: 20 de maio de 2015